Atendimento
(47) 3326-9090

Sorriso turbinado: uso de grillz volta as atenções aos acessórios dentais

Blog

10/09/2013 0 Comentário(s)


Sorriso turbinado: uso de grillz volta as atenções aos acessórios dentais

A utilização de metais para enfeitar o sorriso é uma herança de civilizações antigas, que colocavam materiais como o ouro nos dentes. Os dentistas têm acompanhado as várias releituras da utilização de tais adereços para que eles não prejudiquem a saúde bucal das pessoas.


No início da década, o Dr. Joel Mauri dos Santos, dentista e especialista em estética bucal, trazia para os clientes adornos que no exterior eram conhecidos como twinkles, pequenas peças de ouro que são aplicadas nos dentes. Pessoas de todas as idades já aderiram a estes acessórios. Em 2013, o assunto volta a chamar a atenção com o grillz, uma espécie de dentadura de metal com vários desenhos, utilizados por estrelas pop como Madonna, Katy Perry, Rihanna e Miley Cirus.


A orientação, segundo o Dr. Joel, é a atenção na escolha do material. “Recomendo que os meus pacientes deem preferência a materiais nobres, que tenham indicação comprovada para este uso. Materiais não indicados podem acarretar malefícios aos dentes, como manchas”. Outro cuidado necessário é evitar que a peça interfira no toque entre os dentes superiores e inferiores, pois isso pode causar disfunção na mordida. “O grillz deve ser usado em ocasiões isoladas, como uma joia, e não continuamente”, observa o profissional.


As pessoas que utilizam este tipo de adorno devem ter atenção redobrada na higienização, em função do acúmulo de placa. Ainda assim, Dr. Joel chama a atenção para a necessidade de informar ao dentista sobre o uso. “Antes mesmo de colocar estes ornamentos dentais se faz necessário o acompanhamento de um profissional”.

 

Para todos os gostos: as diferenças entre os acessórios


Twinkle: popularmente conhecido como piercing dental, trata-se de uma peça de metal em diferentes formatos que é colada ao dente por meio de um adesivo resistente. A aplicação é feita pelo dentista de forma semelhante aos braquetes dos aparelhos ortodônticos e leva em média 15 minutos. Não necessita higienização especial, apenas a limpeza rotineira.


 Skyce: com aplicação idêntica a do twinkle, o skyce é feito com uma pedra de cristal que pode ser colada na superfície dos dentes. A durabilidade média é de três a seis meses. É contraindicada a aplicação em próteses, pois a aderência fica comprometida e a peça pode cair em pouco tempo.


 Grillz: também conhecido como “sorriso de pirata”, o acessório é uma espécie de dentadura de metal aplicada sobre os dentes e facilmente removível. Pode ser feita pelo dentista, com uma moldeira especial para a arcada dentária da pessoa, mas também já existem modelos genéricos feitos com silicone.

 


Comentários


  • Nenhum comentário no momento, seja o primeiro a comentar.
Deixe seu comentário Voltar
Blumenau / SC - Fone: (47) 3326-9090